quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PARÓQUIA COMEMORA 40 ANOS DE FÉ E CAMINHADA


A Paróquia Nossa Senhora das Dores é uma das mais renomadas Igrejas Católicas de Salvador. Isso se dá graças ao tempo de atuação na cidade e que, ao longo disso, tem evangelizado e propagado o que está na Palavra Santa. Esse ano, a paróquia completa 40 anos de fé e caminhada, tempo este que contribuiu com a missão e o serviço prestado por quem já passou e aos paroquianos presentes (cerca de 700). Em 1971, a Paróquia Nossa Senhora das Dores foi registrada na Arquidiocese de São Salvador com o propósito de se desmembrar das Paróquias dos Mares, Nossa de Guadalupe e São Braz de Plataforma. Sendo independente, ela buscou atender uma demanda do bairro do Lobato e da Avenida Afrânio Peixoto (Av. Suburbana).

Alguns padres contribuíram para o funcionamento das atividades, assim como a participação e o empenho das pessoas, que juntos, permitiram que a paróquia estivesse a serviço da comunidade por todo esse tempo. Sacerdotes como o Padre Tiago, Ademar Dantas, Pedro Mathon, Anastácio Gilberto, Cícero Dione e atualmente, Ricardo Henrique. O francês padre Pedro Mathon permaneceu por mais tempo (1975-2010) a ponto de se doar por completo e que, por motivos de saúde, veio a falecer. Padre Ricardo Henrique, atual administrador paroquial, com apenas 1 ano, dá continuidade as atividades já existentes e tem inserido outras novas, assim contribuído com o seu rebanho. Vale ressaltar que a paróquia tem um dos primeiros Grupos de Oração da Renovação Carismática, iniciado pela freira, a Irmã Sara Gurgel em 1975.

Em comemoração aos 40 anos, a paróquia prepara um novenário o qual tem como tema “Senhoras das Dores: 40 Anos aproximando-nos de Cristo” que será realizado entre os dias 08 e 18 de setembro. Cada dia, um subtema será explanado com a presença de um padre convidado, além de pastorais, ministérios e grupos paroquiais, além de congregações religiosas, políticos, órgãos públicos, obras sociais e comerciantes, entre outras paróquias convidadas. Além disso, terá uma exposição fotográfica no Salão Paroquial com algumas imagens referentes a trajetória. Na quinta-feira (08) será um dia dedicado a Adoração do Santíssimo Sacramento (entrando no deserto), encerrando com uma missa às 19h30. Já no sábado (17), às 18h30, terá uma missa solene presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e no domingo (18), dia da festa e encerramento do novenário, terá uma alvorada de fogos às 06h e uma missa, às 18h, presidida pelo Padre Adilton Lopes, Pároco da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Todo o povo católico está convidado para celebrar essa grande festa.


MAIORES INFORMAÇÕES:
Pastoral de Comunicação Paroquial
Gilneide Costa 


Secretaria Paroquial: 3392-1891

Nenhum comentário:

Postar um comentário