terça-feira, 9 de março de 2010

CAMINHADA PENINTENCIAL

Por fé, penitência ou caridade, motivos não faltaram para os milhares de católicos que, na manhã de ontem, participaram da tradicional Caminhada Penitencial, promovida pela Arquidiocese de Salvador. O ato, que acontece sempre no terceiro domingo da Quaresma, é uma forma de relembrar aos fiéis elementos marcantes do período que antecede a Páscoa, como o sacrifício e a doação.

Antes de rumarem em direção à Colina Sagrada, jovens, crianças e idosos se concentraram em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde assistiram a uma missa, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella. Outras centenas de pessoas, porém, partiram da Igreja Nossa Senhora das Dores, onde também houve celebração. Os dois grupos se encontraram no Largo dos Mares e, juntos, seguiram à Igreja do Senhor do Bonfim.

No caminho, foram distribuídos pontos de recolhimento de alimentos – doados por aqueles que participavam da caminhada. De acordo com Nelson Barbosa, diácono permanente da Igreja Católica e um dos coordenadores do recebimento de doações, a estimativa era a de receber cerca de oito toneladas de alimentos, mesma quantidade recebida na caminhada do ano passado. “A participação do público em tão grande quantidade é algo gratificante para nós. No ano passado, conseguimos oito toneladas de alimentos e esperamos conseguir alcançar ou superar essa quantidade este ano”, disse. Os alimentos doados serão divididos entre a Casa de Apoio e Assistência ao Portador do Vírus HIV/AIDS (Caasa), Hospital Irmã Dulce e o Lar Irmã Maria Luiza.

Conforme o diácono Barbosa, a caminhada representa a busca das pessoas pela misericórdia de Deus. “A caminhada é um grande ato de fé e penitência. É uma demonstração de amor, de fé e arrependimento por todos os pecados, pois – acima dos pecados humanos – estão a misericórdia e o perdão de Deus, sempre”, disse. Uma enorme cruz é também parte importante da caminhada. Durante o caminho, o símbolo católico é passado de um grupo a outro de fiéis até que, por fim, chegue à Colina Sagrada.

FONTE: Jornal Tribuna da Bahia On Line (www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=41451) Publicada: 08/03/2010 18:59

E você blogueiro, participou da Caminhada Penintencial? Tem fotos e quer publicar aqui? Enviem-nos através do e-mail pnsd.pascom@gmail.com e citaremos a sua contribuição. Participe e ajude-nos com as fotos para o nosso blog.


Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário