sexta-feira, 1 de março de 2013

FIÉIS PARTICIPAM DA CAMINHADA PENINTENCIAL 2013


Neste domingo (3), terceiro domingo da quaresma, acontece a tradicional Caminhada Penintencial, promovida pela Arquidiocese de Salvador, considerada como um momento de demonstração pública da fé e conversão do povo baiano, que reúne elementos marcantes deste tempo quaresmal, como a caridade e a peregrinação.  A celebração eucarística começará às 6h30, no pátio da Igreja Matriz, presidida pelo vigário forâneo, o Pe. Joelson Alves de Andrade. Simultaneamente, em frente a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o bispo auxiliar D. Gilson de Andrade, preside a missa. Em seguida, todos saem em direção ao Largo dos Mares e se encontram para seguirem juntos até a Basílica do Senhor do Bonfim para receberem a benção do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.  

Todos os anos, a presença de jovens é sempre marcante. Porém, este ano, será muito especial, já que o tema da campanha da fraternidade trata do tema: "Fraternidade e juventude" e do lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is. 6,8). A caminhada que une dois grandes símbolos do catolicismo baiano: Nossa Senhora da Conceição (padroeira da Bahia) e Senhor do Bonfim, costuma ser resumida pela frase: "Do colo da mãe à mansão da misericórdia", uma expressão que marca não só os locais de partida e chegada da procissão, mas principalmente dos sentimento de Jesus e Maria.


Como nasceu a Caminhada Penitencial

A Caminhada surgiu na Suburbana, a partir da iniciativa da antiga forania 7 e todos os anos, saía da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Lobato. A idéia era referendar a Campanha da Fraternidade, tomar com maior responsabilidade o tema proposto pela Igreja no Brasil. As paróquias do Subúrbio Ferroviário e também de Pirajá e Marechal Rondon assumiram o compromisso de participar desse ato penitencial e dessa forma de preparação para a Páscoa.

Os moradores da Suburbana enfrentavam muitas dificuldades, e essa foi uma iniciativa importante para a região. Além de refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade, relacionando-o com as suas realidades, aproveitavam a Caminhada para passarem lista de abaixo-assinado, reivindicando melhoria na infra-estrutura para o bairro.

No sacramento da Penitência celebra-se a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar junto com Ele. A Caminhada Penitencial traduz o desejo do homem, filho de Deus, de assumir este compromisso de ser fermento na massa. De forma simbólica, este encontro mostra que a vida é um caminho dinâmico e que todos devem andar sempre em direção à conversão.

Fonte: Site da Arquidiocese de Salvador


Nenhum comentário:

Postar um comentário