terça-feira, 15 de maio de 2012

Dom Giovanni Crippa, o novo bispo auxiliar da Arquidiocesese de Salvador



Na manhã deste domingo, 13 de maio, Dom Giovanni Crippa, IMC, foi sagrado bispo auxiliar de Salvador em uma missa solene realizada na Igreja de Santo Antonio, Capuchinhos, na cidade de Feira de Santana. A celebração teve como bispo ordenante, o Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, OFM Cap, e como coordenantes o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj e o bispo Emérito de Joaçaba (SC), Dom Walmir Alberto Valle, IMC. Participaram da solenidade o Cardeal e Arcebispo Emérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, diversos bispos da Bahia e de Sergipe, padres, religiosos e autoridades civis.


Dom Giovanni, que atuou na Arquidiocese de Feira de Santana durante 11 anos, foi recebido calorosamente pelos milhares de fiéis que compareceram à cerimônia. Familiares e amigos vieram da Itália para acompanhar este momento especial na vida do religioso. Para Dom Murilo, a ordenação do novo bispo auxiliar de Salvador é um momento especial para a Igreja. “Nos comprometemos em acolher Dom Giovanni como ‘Aquele que vem em nome do Senhor’. A ordenação de um novo bispo é sinal de renovação para a Igreja e por isso pedimos aos fiéis que continuem rezando pelas vocações sacerdotais”, considerou. Confira aqui as fotos da ordenação!
Após a leitura do Evangelho, teve início o Rito de Ordenação com a apresentação do bispo eleito pelo Superior Geral dos Missionários da Consolata no Brasil, padre Elio Rama. Em seguida, o Superior Geral fez a leitura do decreto papal que nomeou o Monsenhor Giovanni Cripa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador.
Em sua homilia, Dom Itamar Viana refletiu sobre a importância do sim dado a Deus e a Igreja pelo novo sucessor dos apóstolos. “Neste ano em que a Arquidiocese de Feira de Santana completa o seu jubileu de ouro o Papa Bento XVI nos presenteou com a ordenação de Dom Giovanni que tanto colaborou com esta Igreja Particular. E hoje a Arquidiocese de Salvador também recebe esse grande presente”, afirmou o Arcebispo.
Dom Giovanni Crippa prostou-se no chão em sinal de total despojamento, enquanto a assembleia invocava a intercessão de todos os santos
O Rito de Ordenação Episcopal é composto por símbolos e gestos. Após a homilia, o bispo eleito foi interrogado por Dom Itamar quanto à fé e à futura missão a ser desempenhada na Igreja. Na sequência, a assembleia entoou a Ladainha de Todos os Santos rogando a intercessão pelo novo epíscopo, que prostou-se no chão em sinal de total despojamento. A solenidade prosseguiu com a imposição das mãos feita primeiro pelos bispos ordenantes e por todos os bispos presentes. Por fim, Dom Itamar o ungiu e lhe entregou o Livro dos Evangelhos, a mitra, e o báculo. O Arcebispo também colocou o anel no dedo anular da mão direita de Dom Giovanni, como símbolo da fidelidade à Igreja, esposa de Deus.
No encerramento da solenidade, Dom Giovanni afirmou que confia a Deus a sua nova missão. “Quero agradecer a Deus que amorosamente me conduziu até aqui. Cheguei ao Brasil no ano de 2000, fui professor e um padre feliz. Desejo atender a vontade divina e obedecer a este novo chamado. Dou um sim com alegria por poder viver o sacerdócio em plenitude”, concluiu.


Fonte: Arquidiocese de São Salvador



Nenhum comentário:

Postar um comentário