terça-feira, 29 de novembro de 2011

FESTA DE SANTA LUZIA


A Comunidade Santa Luzia estará em festa nos próximos dias, pois serão realizados os festejos da padroeira. Entre os dias 08 e 13 de Dezembro, haverão missas, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvor. Confira a programação completa e outras informações:


TEMA: “Como Santa Luzia, proclamemos que Jesus é o Senhor da nossa história”.

PROGRAMAÇÃO:

08/12 (QUINTA – FEIRA)
17h às 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Comunidade Maria Cheia de Graça. Após a Adoração caminhada até a Comunidade Santa Luzia, trazendo o Santíssimo.
19h: Santa Missa
Presidente da Celebração: Padre Edmilson Santos da Costa
Subtema: “Aquele que diz conhecê – lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele” (1Jo 1,4).
Animação: Coral do Bom Jesus dos Navegantes
Comunidades convidadas e homenageados: Toda Paróquia Nossa Senhora das Dores, Paróquia Nossa Senhora do Ó (Paripe), Legião de Maria, Grupo do Terço, Pastorais da Juventude, do Batismo, da Criança e todas as pessoas que amam Nossa Senhora.
Gesto Concreto: Leite

09/12 (SEXTA – FEIRA)
18h: Oração do terço da misericórdia
19h: Santa Missa
Presidente da Celebração: Padre Adilson Santana do Carmo
Subtema: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,8).
Comunidades convidadas e homenageados: Comunidades São Vicente de Paulo e São João Maria Vianney, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Pastoral Litúrgica e Pastoral Catequética.
Gesto Concreto: Arroz

10/12 (SÁBADO)
18h: Grande Louvor em agradecimento a Santíssima Trindade por tudo.
Animação: grupos de música El Shaddai, São João Maria Vianney e momento de discoteca.
Entrada franca
Durante o louvor haverá vendas de lanches
Local: Capela Santa Luzia
Gesto concreto: Açúcar

11/12 (DOMINGO)
18h: Oração do Terço de Nossa Senhora
19h. Santa Missa
Presidente da Celebração: Padre Ricardo Henrique Oliveira Santana.
Subtema: “É necessário que prestemos mais atenção à mensagem que temos recebido, para não acontecer que nos desviemos do caminho” (Hb 2,1).
Comunidade convidada e homenageados: Comunidade Santa Luzia, Sociedade Beneficente do Bairro Santa Luzia, Pastoral do Dizimo e Pastoral da Solidariedade.
Gesto Concreto: Macarrão

12/12 (SEGUNDA – FEIRA)
18h: Oração do Terço de libertação
19h: Oração e pregação.
Pregador: Abdias Filho
Subtema: “Tudo quanto fizerdes, por palavra ou obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Col 3,17).
Comunidades convidadas e homenageados: Comunidades Matriz e Maria Cheia de Graça, Grupos de Oração das Comunidades, Grupos de Música, Ministérios.
Gesto Concreto: Feijão

13/12 (TERÇA – FEIRA)
19h: Missa Festiva
Presidente da Celebração: Padre Cícero Dione de Oliveira
Tema Central: “Como Santa Luzia, proclamemos que Jesus é o Senhor da nossa história”.
Comunidade convidada e homenageados: Toda Paróquia Nossa Senhora das Dores, Pastoral da Família, Capela Santíssimo Salvador (Iguatemi), Paróquia Jesus de Nazaré (Vila Laura), Padre Mathon (em memória) e vó Maria Luiza representando todas as pessoas que ajudaram a escrever um pouco da história de nossa Comunidade.
Gesto Concreto: Amor e gratidão

Exposição de fotos durante todos os dias que relembram a história da comunidade. Cada dia da festa também será contado um capítulo da história da comunidade.

No último dia da festa será feita uma homenagem a vó Maria Luiza, que no dia 10 de janeiro de 2012 fará 102 anos. Ela representará todas as pessoas que ajudaram a escrever a história da nossa Comunidade.

Todos os dias haverá venda de lanches para ajudar nos trabalhos de evangelização das pastorais e na reforma da capela.

Ajude a reconstruir a Casa de Deus e nossa!

Os alimentos arrecadados serão distribuídos às pessoas carentes de nossa comunidade.

Santa Luzia ou Santa Lucia em espanhol ou Saint Lucy em inglês

Temos mais de uma Santa Luzia, mas a mais venerada é a Santa Luzia de Syracuse, Sicília, que é considerada a protetora dos olhos e da visão. É uma das mais famosas mártires da igreja. Ela era de sangue nobre e os atos de seu martírio contam que ela sofreu os mais hediondos martírios inclusive os seguintes: Como era virgem a levaram para um prostíbulo mas ninguém lá, nem mesmo os mais fortes soldados conseguiram move-la ou não tiveram meios para possuí-la. De volta à prisão, como ainda se recusasse a renunciar a sua fé, retiraram, com punhais, os seus dois olhos e no dia seguinte os olhos estavam no lugar e normais (Na liturgia da igreja ela é apresentada com uma pequena almofada na mão direita com os seus dois olhos). Depois a cobriram com uma espécie de resina e foi colocada numa grande fogueira e quando as chamas finalmente desapareceram, ela estava como antes, sem nenhum dano ou ferida. A comoção dos presentes foi enorme, mas o prefeito ficou ainda com mais ódio mandou cortarem sua garganta com uma espada.

Oração a Santa Luzia
Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém!!!

Venha e traga sua família! Esperamos vocês!

Endereço: Av. Voluntários da Pátria, 884, Santa Luzia do Lobato

Informações:
Secretaria Paroquial: Tel. 3392-1891
E-mail: paroquia-nsd@hotmail.com
Edirene Gomes: 8711 - 2501

Nenhum comentário:

Postar um comentário