domingo, 29 de novembro de 2009

ADVENTO, O TEMPO DA ESPERANÇA *


Hoje (29/11) é o 1° domingo do Advento que representa o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Ao todo, são 4 domingos que antecedem o período natalino.

O Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas do mistério de nossa salvação: o Natal e a Páscoa. A fim de nos prepararmos bem para essas duas solenidades de máxima importância, a Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal e a Quaresma, que nos prepara para a Páscoa. Praticamente um mês e meio de Advento-Natal e três meses de Quaresma-Páscoa. O tempo chamado “Comum”, durante o ano, ajuda-nos a caminhar com a Igreja nas estradas da história, iluminados por esses mistérios de nossa fé e conduzidos pelo Espírito Santo.

Iniciamos o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. Proclamaremos, aos domingos principalmente, o Evangelho de Lucas. Um novo ano que queremos que seja um aprofundamento de nossa vida cristã na história como discípulos missionários. Iniciamos com a expectativa da vinda do Messias até o anúncio que o Senhor Jesus é Rei.

Neste tempo é que a Igreja nos incentiva a colaborar com a Coleta pela Evangelização no terceiro domingo do Advento, preparada nos domingos anteriores. É a nossa corresponsabilidade de levar adiante a encarnação da Boa Notícia no tempo que chamamos hoje. O tema deste ano: “Ele se fez pobre para nos enriquecer”, já aponta para as reflexões que iremos ter durante a próxima Quaresma, pois a Iniciamos o tempo do Campanha da Fraternidade de 2010 falará sobre economia.

No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado para preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que há dois mil anos nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judéia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Escritura: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo” (Ap 3, 20).

No Advento temos a oportunidade de nos aprofundar na expectativa do “Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos” e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o “Senhor que nasceu pobre no Oriente”. Entre essas duas vindas, o cristão celebra, a cada dia, o seu coração que se abre para o “Senhor que vem” em sua vida e renova a sua existência.

Celebrar o Natal é reconhecer que “Deus visitou o seu povo” (cf. Lc 7, 16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a “estar com Jesus”, e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça. Nesse sentido, o Santo Padre Bento XVI chamou a atenção para a relevância social da comunhão pessoal com Cristo: “O fato de estarmos em comunhão com Jesus Cristo envolve-nos no seu ser « para todos », fazendo disso o nosso modo de ser. Ele compromete-nos a ser para os outros, mas só na comunhão com Ele é que se torna possível sermos verdadeiramente para os outros, para a comunidade” (Carta encíclica Spe Salvi, n. 28).

Enquanto todos se voltam para o lucro comercial neste tempo que antecede o Natal, os católicos se preparam para que em seu coração haja espaço para o Verbo Encarnado, que veio para salvar a todos. O festival de presépios feitos por artistas e espalhados pela cidade e os presépios das paróquias querem ajudar a cidade a ter um novo olhar e a repensar sobre o que exatamente celebramos no Natal. Dependerão do encontro com “Ele” as mudanças sonhadas para a sociedade hodierna!

O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto, pois “não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado” (Sl 51, 19). Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com o Senhor e com os irmãos. Por isso mesmo, a oportunidade das celebrações penitenciais se multiplicam pelas paróquias, dando a todos a oportunidade de uma renovação interior. Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. “Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira” (Bento XVI, homilia da Missa de início do ministério petrino, 24/4/2005).

Como servidor do rebanho de Cristo que me foi confiado, não poderia deixar de insistir nisso: a vida verdadeira, que todos desejamos, só o Amor no-la pode dar. “O ser humano necessita do amor incondicional. Precisa daquela certeza que o faz exclamar: « Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor » (Rom 8,38-39)” (Carta encíclica Spe Salvi, n. 26).

Que o tempo do Advento predisponha nossos corações a acolher com intensidade o “Amor que move o sol e as outras estrelas” (Dante, Divina Comédia, Paraíso, XXXIII, 145), e que, por pura bondade, manifestou-se com inigualável força no nascimento do frágil Menino de Belém para também mover com suavidade e força a nossa vontade para o Bem.

* Dom Orani João Tempesta (atual Arcebispo do Rio de Janeiro e Especialista em Comunicação. Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB).


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ARTISTAS QUE ORAM


O evento "Artistas que Oram" aconteceu no sábado (21/11) e no domingo (22/11) no Colégio das Mercês e contou com a presença dos coordenadores nacional, estadual e local do Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica. Além disso, teve Adoração ao Santíssimo Sacramento com o Frei Mário Sérgio (Igreja da Piedade), apresentação de dança com o Ministério de Dança Javé Nessi (Capela São João Maria Vianney) que abriu o show da cantora paulista Mariani (São Paulo). Antes disso, Mariani visitou o Grupo de Oração Carismática do Lobato, na sexta-feira (20/11). As fotos foram tiradas pelos paroquianos Gilneide e Alfredo.

Confira um pouco do que aconteceu no evento:

Mariani pregou e cantou no Grupo de Oração do Lobato



Na tarde de sábado, teve pregação com Edson (Coordenador Estadual)

O Santíssimo passou pela multidão que estava no local.

Aos pés do Santíssimo, a Coordenadora Nacional Juliane orou...
 em prol dos ministros de música e artes.

Frei Mário Sérgio conduziu  a adoração com músicas do novo cd.




Juntos, os coordenadores nacional e estadual aos pés do Santíssimo




Os coord. Alfredo e Lucas (local), Edson(estadual) e Juliane (nacional) oram juntos.

Grupo de dança Javé Nessi: Carine, Edilene, Gilneide, Indiane, Lorena e Luciana. 






Mariani se apresentou com músicos baianos que compõem o Ministério de Música e Artes.



Everanildo (Cap. São João Maria Vianney) foi o baterista do evento.
Os paroquianos aproveitaram para fotografar ao lado de Mariani:

Alfredo (Coord. do Ministério de Música e Artes da RCC - Salvador);

Jackson;
Marquinhos.


Até o próximo Artistas que Oram.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HOJE É DIA DE FESTA


"Hoje é dia de celebração, vamos cantar Aleluia, aleluia".  É hoje, dia de muita comemoração para o Grupo de Oração do Lobato. O mais antigo grupo de Oração Carismática mantido com muita fé e pelo poder do Espírito Santo.

Você é o nosso convidado. Venha. Junte-se a nós.




quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PARTICIPE DO ARTISTAS QUE ORAM

"Inspirados pelo Espírito Santo a vitória alcançarás" somos conduzidos ao Encontro de Formação do Artistas que Oram. Em mais uma edição, o evento é organizado pelo Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica de Salvador.

Confira as informações:


terça-feira, 10 de novembro de 2009

CONFIRA TUDO DA I CAMINHADA DA JUVENTUDE

No domingo passado (08/11), aconteceu a I CAMINHADA DA JUVENTUDE DO SETOR V. Com o tema "Onde houver guerra que eu leve o amor", foi organizada por alguns jovens que fazem parte do Ministério Jovem da Renovação Carismática do Setor V. O intuito foi alertar a população do subúrbo ferroviário sobre a importância de Jesus Cristo em nossas vidas, pois ele é a nossa verdadeira paz, além de alertar sobre o combate a violência nos lares, ruas e bairros da região.

A caminhada saiu da Capela São João Maria Vianney (Jardim Lobato) em direção a Igreja Cristo Ressuscitado (Plataforma) encerrando com a missa às 10h presidida pelo Pároco Inácio. A caminhada contou com o apoio do Vereador Joceval Rodrigues, Transalvador, Sorveteria Doce Doçura (Lobato), Sr. Luiz com a sua kombi, Ministério de Música El Shaddai, além de outras pessoas da paróquia que se propuseram a nos ajudar de bom coração.

Confira as principais fotos:

Os preparativos para a saída



















Momento de oração


































Vânia (Min.Jovem Nossa Srª da Boa Esperança - Uruguai) fez a oração inicial.







































































Ministério de Música El Shaddai (Com. Santa Luzia - Lobato)...


conduziu a juventude com muita animação e louvor.



Momento de oração pela região feito pelo paroquiano Arllan.





Igreja Jesus Ressuscitado





















Obrigada a todos que puderam participar e que nos ajudaram.



Que DEUS abençõe e proteja todos vocês.