terça-feira, 7 de janeiro de 2014

2014: Missão e Círculos Bíblicos são as prioridades pastorais da Arquidiocese


O trabalho de evangelização desenvolvido na Arquidiocese de Salvador segue firme no início deste novo ano que se inicia. Os desafios são inúmeros, mas a Igreja tenta respondê-los com sabedoria e com os olhos da fé, mantendo vivo o espírito de missão, como afirmou o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, ao jornal São Salvador deste mês.

Dentre as ações, a Arquidiocese definiu durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em dezembro de 2013, a ativação das comunidades bíblicas nas paróquias e o incentivo aos Círculos Bíblicos como prioridades para a ação que será desenvolvida ao longo deste ano. A escolha das prioridades foi feita pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral, tendo como referência o Plano Arquidiocesano de Pastoral (2013-2015).

Para definir as prioridades pastorais, ao longo deste ano os paroquianos da Arquidiocese responderam a um questionário, dividido em duas etapas, baseado no documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. Na primeira etapa foram respondidas as perguntas elaboradas pela CNBB e as respostas irão colaborar na concretização do documento oficial, que será publicado no próximo ano.

Já na segunda etapa as questões foram sobre a realidade das paróquias da Arquidiocese, que envolve a dimensão territorial, o número de habitantes, de pessoas engajadas, de participantes nas celebrações, e informações sobre a setorização paroquial. “A partir disso teremos um retrato da realidade de nossas paróquias e, consequentemente, as respostas que devemos dar”, afirma o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edson Menezes da Silva.

Metas - A revitalização e implantação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) é uma das metas a serem cumpridas, de acordo com as prioridades pastorais. Os COMIPAs são responsáveis, junto com o pároco, pela articulação da Ação Missionária da Igreja nas comunidades que compõem a paróquia. Esse organismo deve ajudar a paróquia a fortalecer a fé, a comunhão e a participação dos paroquianos nas diversas atividades oferecidas.

Os Círculos Bíblicos surgiram a partir do incentivo dos documentos do Concílio Vaticano II para a leitura da Bíblia. Na Arquidiocese já existem vários grupos que se reúnem para a meditação da Palavra de Deus. A implantação de mais grupos de Círculos Bíblicos foi adotada como prioridade por ser uma dinâmica de evangelização que pode ser utilizada nas mais diversas realidades pastorais. Para padre José Carlos Silva, membro do Conselho Presbiteral e da equipe responsável pelas orientações para a realização dos Círculos Bíblicos, os grupos devem ser permanentes. “Os grupos podem e devem ser formados nos mais diversos ambientes, desde escolas, locais de trabalho, condomínios a grupos de amigos. No entanto, todos os grupos precisam manter um vínculo a uma paróquia, pastoral ou movimento”, pondera.

De acordo com padre Edson Menezes, a Ação Missionária deve estar fundamentada na Palavra de Deus. “Além dos Círculos Bíblicos, queremos promover momentos de formação para a melhor compreensão da Bíblia. As paróquias serão animadas a promoverem reflexões sobre a Palavra de Deus nas atividades que realizarem ao longo do ano”, explica.

Fonte: http://www.arquidiocesesalvador.org.br/destaque/2014-missao-e-circulos-biblicos-sao-as-prioridades-pastorais-da-arquidiocese/