quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO DO LOBATO COMPLETA 36 ANOS


O Grupo de Oração Nossa Senhora das Dores, mais conhecido como Grupo de Oração do Lobato, está em festa. Trata-se da comemoração dos 36 anos do grupo, o segundo grupo de oração da Renovação Carismática Católica criado em Salvador, na época por Irmã Sara Gurgel. Clique no cartaz e confira a programação. Venha comemorar conosco:



sábado, 20 de outubro de 2012

MISSÕES NO LOBATO


Clique no cartaz para ampliar


Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões - 2012 

“Chamados a fazer brilhar a Palavra de verdade” (Porta Fidei n. 6)
Fé e anúncio 
O anseio de anunciar Cristo nos impulsiona a ler a história para analisar os problemas, aspirações e esperanças da humanidade, que Cristo deve curar, purificar e preencher com a sua presença. A sua mensagem, de fato, é sempre atual, penetra no coração da história e pode dar resposta às inquietações mais profundas de todo homem. Por isso, a Igreja, em nome de todos os seus componentes, deve estar consciente de que “os horizontes imensos da missão eclesial e a complexidade da situação presente requerem hoje modalidades renovadas para se poder comunicar eficazmente a Palavra de Deus.” (Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, 97). Isto exige, antes de tudo, uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária ao Evangelho de Jesus Cristo, “num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver” (Carta Apostólica Porta fidei, 8). 
Efetivamente, um dos obstáculos ao impulso evangelizador é a crise de fé, não apenas no mundo ocidental, mas em grande parte da humanidade, que, faminta e sedenta de Deus, também deve ser convidada e conduzida ao pão de vida e à água viva, como a Samaritana que vai ao poço de Jacó e dialoga com Cristo. Como narra o Evangelista João, a vicissitude desta mulher é particularmente significativa (cfr Jo 4, 1-30): encontra Jesus, que lhe pede de beber, mas depois lhe fala de uma água nova, capaz de saciar a sede para sempre. No início, a mulher não entende, permanece no nível material, mas lentamente é conduzida pelo Senhor a realizar um caminho de fé que a leva a reconhecê-lo como o Messias. A esse propósito, Santo Agostinho afirma: "depois de acolher Cristo Senhor no coração, que mais poderia ter feito (aquela mulher) senão abandonar a ânfora e correr para anunciar a boa nova?" (Homilia 15, 30). O encontro com Cristo como pessoa viva que sacia a sede do coração só pode levar ao desejo de compartilhar com os outros a alegria desta presença e fazê-Lo conhecer para que todos a possam experimentar. É preciso renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização das comunidades e dos países de antiga tradição cristã que estão perdendo Deus como referência, a fim de redescobrir a alegria de crer. A preocupação de evangelizar nunca deve permanecer à margem da atividade eclesial e da vida pessoal do cristão, mas sim caracterizá-la fortemente, conscientes de ser destinatários e, ao mesmo tempo, missionários do Evangelho. O ponto central do anúncio permanece sempre o mesmo: o Kerigma do Cristo morto e ressuscitado pela salvação do mundo, o Kerigma do amor de Deus absoluto e total por todo homem e por toda mulher, cujo ápice está no envio do Filho eterno e unigênito, o Senhor Jesus, que não se eximiu de assumir a pobreza de nossa natureza humana, amando-a e resgatando-a, por meio da oferta de si na cruz, do pecado e da morte. 
A fé em Deus, neste desígnio de amor realizado em Cristo, é antes de tudo um dom e um mistério a receber no coração e na vida e pelo qual agradecer sempre ao Senhor. Mas a fé é um dom que nos é dado para ser compartilhado; é um talento recebido para que produza frutos; é uma luz que não deve ficar escondida, mas iluminar toda a casa. É o dom mais importante que nos foi feito em nossa existência e que não podemos guardar para nós mesmos. 

Bento XVI - Vaticano, 6 de janeiro de 2012, Solenidade da Epifania do Senhor

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PASCOM PAROQUIAL REALIZA PALESTRA


No dia 27 de outubro (sábado), a partir das 17h, no Salão Paroquial, será realizada a palestra "Comunicação na liturgia" ministrada pelo seminarista e bacharel em Publicidade e Propaganda, Rosalvo Humildes. Organizada pela Pastoral de Comunicação Paroquial, a palestra permite abordar um conteúdo diferenciado para todas as pessoas que participam da liturgia nas comunidades. Portanto, aproveite esta única oportunidade gratuita para aperfeiçoar e agregar mais conhecimento. Segue o cartaz: 


PASTORAL CATEQUÉTICA DA FORANIA PROMOVE A JORNADA DE ESPIRITUALIDADE DAS CRIANÇAS


A Pastoral Catequética da Forania III, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, formada pelas 10 Paróquias do Subúrbio Ferroviário, promove no próximo sábado (20), a partir das 13h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó (Paripe). "A proposta do evento é destacar o ano da fé trazendo com Tema "Os milagres de Jesus", os quais serão apresentados pelas crianças de cada paróquia de nossa forania", relata Caroline Santos, uma das coordenadoras da catequese do Lobato. Segue o cartaz do evento:



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FOTOS - MISSA FESTIVA DE SÃO VICENTE DE PAULO

Muita fé, louvor e alegria marcaram a missa festiva do padroeiro São Vicente de Paulo, na missa presidida pelo pároco Ricardo Henrique, no dia 30 de setembro. Confiram os melhores momentos: