quarta-feira, 19 de maio de 2010

ORDENAÇÃO DO DIÁCONO RICARDO HENRIQUE


É chegado o grande momento, o tão esperado dia, um dia muito especial na vida do nosso Diácono Ricardo Henrique. Este, assumirá o título de padre/sacerdote e continuará transmitindo a sua fé, através das suas palavras e dos seus ensinamentos. A Deus, toda a honra e toda glória. A Ricardo, bençãos serão concedidas à tua vida, eternamente.

O Lema da Ordenação é : "Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós".

Confiram, abaixo, o que o Diácono Ricardo postou no blog dele:

""Definitivamente, não há outro sentido nem finalidade mais importante no ministério sacerdotal: o que se espera do padre é que ele indique sempre os caminhos do céu" (Dom Fernando Guimarães).

É com o coração transbordando de gratidão ao Deus Vivo e Verdadeiro, que eu Ricardo Henrique, quero convidar a todos os amigos e amigos para a minha Ordenação Sacerdotal, juntamente com os meus irmãos Diáconos, que será realizada às 09h do dia 22 de maio, IGREJA DA MÃE DE DEUS - IRMÃ DULCE, LARGO DE ROMA!!!!!!

Coloco-me sob vossas orações!!! ""

Confiram o convite no blog: ricardohenriqueoliveira.blogspot.com

Paroquianos, vamos presenciar esse momento único na vida do nosso Diácono Ricardo!


sábado, 1 de maio de 2010

SEMANA DE MARIA NAS COMUNIDADES


TEMA: “A Paróquia Nossa Senhora das Dores: Na presença de Maria, as comunidades celebram a vida".

Programação:

*São Vicente de Paulo (C.S.V.P) (03-07/05)

*São João Maria Vianney (S.J.M.V) (10-14/05)

*Santa Luzia (SL) e Maria Cheia de Graça (M.C.G) (17-21/05)

*Matriz (24-28/05)


Celebração Eucarística:

Coroação de Nossa Senhora por Comunidades (30/05)


SL e M.C.G / S.J.M.V / Matriz (Dominical)

Coroação na C.S.V.P às 19h (31/05)



“Ao chegar à plenitude dos tempos, enviou Deus o seu Filho nascido de uma mulher.” (Gl 4,4)

Mensagem de Fé

“A Paróquia Nossa Senhora das Dores: na presença de Maria, as comunidades celebram a vida".


Por que nós celebramos a vida? A vida que temos é Dom de Deus, logo, o que nos move é a vida dada pelo próprio Deus. O Espírito Santo de Deus move o nosso sentir, pensar e agir. O que motiva hoje a nossa vontade de construir um mundo mais justo e solidário é a profunda sede de Deus que nós temos dentro do nosso coração.

O tema "A Paróquia Nossa Senhora das Dores: na presença de Maria, as comunidades celebram a vida" (Lc 24,9), tem como base sólida a passagem bíblica de Lucas que narra um evento extraordinário após a ressurreição. O que movia o desejo das mulheres em testemunhar a ressurreição do Senhor, foi a verdadeira experiência que fizeram com Ele antes de sua morte (cf. Lc 8,1-4).

O testemunho das mulheres aos apóstolos, fora primeiramente recusado – “acharam tudo isso um delírio e não acreditaram” (cf. Lc 24,11), mas com a ressurreição e o anúncio das mulheres (Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago) algo de novo ficou na consciência dos Onze.

“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração” (Mc 16,14).

As mulheres foram no primeiro dia da semana ao túmulo, ou seja, pela manhã que corresponde ao atual domingo; a luz começava a surgir, mas os corações ainda não estavam iluminados pela fé (cf. Lc 24,1-4). Após o encontro verdadeiro com Jesus, elas se lembraram dos seus ensinamentos. Não viram o Senhor, mas passaram a acreditar, por causa da palavra vinda do céu. Agora, já feita a experiência de fé, as mulheres com corações iluminados para reler tudo que o Mestre (Rabbuni) falou e realizou. Sob novas luzes, estavam em condições de aprofundar o mistério que envolvia a pessoa de Jesus Cristo. Desde então celebrar o sentido e o valor da vida tem um gosto muito especial, pois crer no Cristo torna nossa vida plena, em Deus.

“Voltando do sepulcro, contaram tudo isto aos Onze e a todos os outros” (Lc 24,9), logo diante deste acontecimento as mulheres foram às primeiras missionárias e anunciadoras do Cristo Crucificado-Ressuscitado. O anúncio muda o sentimento da comunidade, não fica mais presente o medo e a desconfiança que fere o espírito comunitário, mas sim a alegria da coragem de anunciar a Boa Nova ao um mundo que precisa conhecer o valor da vida eterna. A preocupação da Igreja é sempre de valorizar a vida do ser humano, e por isso que na busca da promoção de um mundo mais justo, com o exemplo de Maria nós cristãos devemos defender a vida dos pobres. Quando falamos de “pobre” lembremo-nos que tal conceito fala uma pessoa desprovida de recursos básicos. Para eles faltam as condições básicas que possibilite o bom sustento de sua vida. O pobre não consegue ter uma vida digna porque sempre lhe falta o necessário.

Um aspecto valioso sobre a obediência de Maria que Santo Agostinho diz, é a respeito ao que ela aprendeu de Cristo:

“Vale mais para Maria o fato dela ter sido discípula de Cristo do que Mãe de Cristo; é uma prerrogativa maior ela ter sido discípula do que mãe. (...) Santa é Maria, bem aventurada é Maria, mas a Igreja é mais importante do que a Virgem Maria. Por quê? Por que Maria é uma parte da Igreja, um membro de todo o corpo. Se ela é um membro de todo o corpo, sem dúvida mais importante é o corpo”. (Sermões de Santo Agostinho)1

Por fim, o que deve ser observado na pessoa de Maria como testemunha de fé é que a sua obediência a tornou a própria imagem e exemplo da vocação ou do dever da Igreja e de cada um de seus membros. Em primeiro lugar ela recebeu o Senhor com submissão (Lc 1,38.48), mesmo colocando a sua moral em risco (Mt 1,18-20). Em segundo lugar ela é aquela que traz em si Jesus Cristo, mas ela não quer conservá-lo para si mesma, pois, afinal de contas, ela é quem o traz ao mundo: neste sentido ela participa – como Igreja – daquilo que chamamos de colaboradora do projeto de Deus para salvar o mundo. Então, hoje todas as comunidades podem celebrar o valor da vida juntamente com Maria, pois ela é aquela que secretamente introduziu entre os homens o Cristo, em que o Reino de Deus está presente.

Para o mundo com o seu testemunho feminino, Maria foi aquilo que a Igreja continuará sendo até o retorno de Cristo: a defensora do Céu.

Feliz Mês Mariano a todas as comunidades!

1 GROPPELLI, Vitor. Maria, a Igreja e o povo: breve curso de mariologia para os leigos. São Paulo: Editora Ave Maria, 2009, p. 43

 
DIÁCONO RICARDO HENRIQUE

FOTOS DO BONDCRISTO

Confira os melhores momentos de mais uma edição do evento BondCristo, realizado em prol da reconstrução da Capela Santa Luzia:




































































































































































































































































































































ATÉ O PRÓXIMO BONDCRISTO!!!!!!!