sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROGRAMA ALÔ JUVENTUDE - RÁDIO EXCELSIOR AM 840


Amanhã (31/10), a Paróquia Nossa Senhora das Dores será representada por Gilneide Costa (Gil) e Edson de Souza (Edinho) no Programa Alô Juventude do animado locutor Renê Vilela, na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840). O programa começa às 15h e termina às 17h.

Será um momento de divulgar as próximas atividades e eventos paroquiais e comunitários como: BondCristo, I Caminhada da Juventude, Atividades do Ano Sacerdotal, Caminhada de Cristo Rei e Peregrinação a Bom Jesus da Lapa.

Além disso, Edinho cantará o Hino de São João Maria Vianney o qual ele foi o vencedor do prêmio no dia 13/09, no concurso que escolheu o melhor hino do padroeiro dos sacerdotes. Confira o vídeo no blog da Capela São João Maria Vianney: capela-sjmvianney.blogspot.com/.

Não esqueçam de sintonizar e ouvir o programa: Rádio Excelsior da Bahia 840 AM, Programa Alô Juventude com Renê Vilela das 15h às 17h.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VEM AÍ O BONDCRISTO

 
Atenção todos os paroquianos, blogueiros, seguidores e todo povo católico de Salvador.

Vem aí mais um evento para você participar e se alegrar : o BondCristo.

Confira e se programe:


Esperamos todos vocês. 

terça-feira, 27 de outubro de 2009

BLOGS GANHAM DESTAQUE NO SITE DA ARQUIDIOCESE


Os blogs da Paróquia Nossa Senhora das Dores e da Capela São João Maria Vianney ganharam destaque na página principal do site da Arquidiocese. Abaixo, confira a matéria completa:

Blogs animam a comunicação nas comunidades

As equipes de Pascom Paroquial estão ocupando os espaços gratuitos da Internet para o anúncio do evangelho. A Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato já tem um blog um blog (http://nossasenhoradasdoreslobato.blogspot.com), onde é possível conferir artigos e refletir sobre o ser e fazer Igreja. Na mesma paróquia, a Comunidade São João Maria Vianney também já entrou para a rede e o blog (http://capela-sjmvianney.blogspot.com) divulga as ações e festividades da comunidade. Uma outra experiência positiva do uso das ferramentas da Internet é desenvolvida na Paróquia São Gonçalo do Retiro. A Pascom Paroquial usa o blog Informe Católico (http://informecatolico.blogspot.com/) para divulgar as experiências de leitura crítica dos meios de comunicação desenvolvidas pela paróquia. Visite as páginas e deixe o seu comentário.

Pascom

Confira no link: www.arquidiocesesalvador.org.br/conteudo.php?ID=381.

domingo, 25 de outubro de 2009

CONFIRA NOTÍCIA QUE SAIU NO SITE DA ARQUIDIOCESE


A comunidade São João Maria Vianney, da paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato, conta com uma programação especial que marca o Ano Sacerdotal vivenciado por toda a Igreja e que homenageia de modo especial São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. Toda primeira quarta-feira do mês há Missas a partir das 19h30. Às quintas-feiras realizam Adoração e Bênção do Santíssimo, a partir das 15 horas. O primeiro sábado do mês é dedicado à Vigília Vocacional, a partir das 22 horas. E no último sábado do mês acontecem os encontros com a Pastoral Vocacional, a partir das 8 horas.

Pascom


Acesse e confira.

sábado, 17 de outubro de 2009

I CAMINHADA DA JUVENTUDE DO SETOR V


Atenção todos os jovens paroquianos, seguidores e blogueiros. Foi dada a largada para que você se agende e não marque nada para o dia 08/11 às 7h30. Nesse dia somos convidados a participar da I CAMINHADA DA JUVENTUDE DO SETOR V.

O objetivo  é evangelizar os jovens para que eles sejam multiplicadores dos ensinamentos de Jesus Cristo e com isso, fazer com que eles se mantenham firmes na fé. Além de promover momentos de reflexão em prol da paz contra a violência existente no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Sairemos da Capela São João Maria Vianney em direção a Igreja Jesus Ressuscitado (Av.Suburbana - Plataforma) onde teremos uma Missa no local, celebrada pelo Pe. Inácio.

Portanto, adquira já a sua camisa com o grupo jovem da sua comunidade. Venha e participe.

Traga toda a sua turma jovem e faça essa caminhada acontecer.


Te esperamos lá.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BLOG COMPLETA UM MÊS DE VOLTA ÀS ATIVIDADES

Atenção todos os paroquianos, seguidores, visitantes e todo o povo católico: agradeço por acreditarem na qualidade e na transparência que esse blog possui, bem como por acreditarem no meu trabalho.

Agradeço a DEUS e àqueles que me deram a oportunidade de retomar e fazer com que esse blog voltasse a ter os posts atualizados.

Ontem (15/10), o blog da Paróquia Nossa Senhora das Dores completou 1 mês. Serão muitos meses e, com certeza, Deus quer que esse blog exista por muito tempo.

Muito obrigada a todos e que DEUS os abençõe.

Gilneide Costa
Estudante de Relações Públicas
Capela São João Maria Vianney

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EVANGELIZAR NA CULTURA DA COMUNICAÇÃO

Três Chaves Do Papa João Paulo II
(Ir. Helena Corazza, fsp* )

A atuação do papa João Paulo II, no mundo das comunicações foi evidente. Não só por ser um homem midiático, mas porque entrou no mundo das comunicações avançadas como a Internet, sem medo, mas incentivando a comunicação interativa. Talvez não estivesse em seu programa deixar como herança final a Carta Apostólica "O rápido desenvolvimento" como que um testamento "aos responsáveis pelas comunicações sociais".

Publicada no dia 24 de Janeiro de 2005, na memória de São Francisco de Sales, patrono dos Jornalistas, João Paulo II marca o território da comunicação eclesial, colocando alguns elementos essenciais para quem faz comunicação. Ele recorda os 40 anos do decreto Inter Mirifica do Concílio Vaticano II, promulgado em 4 de dezembro de 1963, por meio do qual um Concílio oficializa a missão da Igreja de evangelizar pelas comunicações.

Relembrando as princípios da carta que ele mesmo escreveu Redemptoris Missio , recorda que a Igreja "é chamada a usar os meios de comunicação não somente para difundir o Evangelho, mas, hoje, mais do que nunca, para integrar a mensagem salvífica na 'nova cultura'. E adverte que "o uso das tecnologias da comunicação contemporânea faz parte integrante da própria missão no terceiro milênio".

Essas afirmações demonstram a compreensão clara de que a humanidade está imersa na cultura midiática e é nesse espaço que a Igreja é chamada a evangelizar, servindo-se de todos os meios disponíveis: jornais, revistas, publicações de diversas naturezas, internet, televisões. Um destaque especial é dados às emissoras de rádio: as "rádios católicas continuam muito úteis num panorama completo da comunicação eclesial".

Referindo-se à necessidade de discernimento evangélico e empenho missionário, João Paulo II adverte que "também o mundo dos meios de comunicação precisa da redenção de Cristo".

Três chaves são importantes para que a comunicação aconteça:

. Formação adequada que consiste no conhecimento das novas linguagens, da tecnologia, e envolve a produção e a recepção. Isso para que, de fato, as mídias sejam colocadas a serviço da solidariedade e da paz e que o ser humano não seja instrumentalizado.

. Participação co-responsável na sua gestão, uma vez que as comunicações são um bem para toda a humanidade. Para isso, fazem-se necessárias providências legislativas. O documento convida a crescer na cultura da co-responsabilidade.

. O diálogo é um meio de entendimento entre os povos, as culturas, os grupos diferentes. (Esse também foi o tema do Dia Mundial das Comunicações, 8 de maio 2005). A mídia pode e deve favorecer a abertura ao diálogo e isso contribuirá para a solidariedade e a paz.

Mas o diferencial para quem faz comunicação na Igreja é "comunicar com a força do Espírito Santo". Neste sentido, a grande palavra de João Paulo II é aquela de Jesus ressuscitado, que desperta a confiança nos discípulos: "Não tenhais medo!". Não ter medo nem das novas tecnologias, nem "da oposição ao mundo", nem das próprias fraquezas.

Segundo a carta apostólica, a prática de Jesus e do apóstolo Paulo, indicam o caminho aos responsáveis das comunicações: trabalhar na verdade e na clareza da mensagem. Estes são pressupostos para alimentar a fé e a esperança dos interlocutores e ajudando-os a viver aqui e agora com os olhos voltados para uma perspectiva de vida para sempre. (de eternidade).

* Helena Corazza pertence à congregação das Irmãs Paulinas. Jornalista, Mestra em Ciências da Comunicação pela USP, diretora do Sepac (Serviço à Pastoral da Comunicação). Membro do Conselho deliberativo da RCR e da Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social da CNBB, autora de diversos artigos e livros, entre eles Comunicação e Relações de gênero em práticas radiofônicas.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O MANDATO MISSIONÁRIO


Iniciamos o mês Missionário com o compromisso de viver em estado permanente de missão como verdadeiros discípulos missionários, conforme nos pede o Documento de Aparecida. Trabalhar na missão continental não é um setor a mais ou uma reunião pastoral a ser cumprida com cansaço: viver a dimensão missionária permanentemente é próprio do ser cristão – faz parte de nossa essência. Não tem como ser cristão sem ser missionário.

O primeiro missionário, palavra que significa enviado, foi Jesus Cristo, o qual, na plenitude dos tempos, saindo do aconchego da Trindade Santa, onde existia no princípio junto de Deus, se fez carne e veio morar no meio de nós. Foi Ele que nos deu a conhecer a Deus, que ninguém jamais viu. Isso está claro no Prólogo do Evangelho de João: “De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer.” (Jo 1, 16-18)

Com efeito, a missão principal de Jesus Cristo no mundo foi revelar a face bendita de seu Pai, através de sua vida, milagres e cumprimento estrito da vontade do Pai: “Eis que venho, ó meu Deus, para cumprir a vossa vontade” (Hb 10,7): “rosto divino do homem, rosto humano de Deus”. (Oração da Conferência de Aparecida elaborada pelo Papa Bento XVI).

Pois bem, Jesus, sabendo que não era deste mundo e que voltaria ao Pai, donde saíra, para dar continuidade à sua obra de sempre estar revelando aos homens a vontade de Deus, escolheu apóstolos e discípulos a quem incumbiu de dar continuidade à missão que lhe fora confiada. Após sua ressurreição, Jesus apareceu aos onze discípulos, e lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” (Mc. 16, 15).

Esse mandato missionário recebeu os apóstolos, que os transmitiram aos seus sucessores e vigorará até o fim dos tempos, quando se implantar, definitivamente, o Reino dos Céus. “Embora todo discípulo de Cristo tenha a obrigação de difundir a fé conforme as suas possibilidades, Cristo Senhor chama sempre dentre os discípulos os que ele quer para estarem com ele e os envia a evangelizar os povos. (cf. Mc 3,11ss) E assim, mediante o Espírito Santo, que para utilidade comum reparte os carismas como quer (1Cor 12,11), inspira no coração de cada um a vocação missionária, e ao mesmo tempo suscita na Igreja Institutos que assumam, como tarefa própria, o dever de evangelizar, que pertence a toda a Igreja.” (cf.”Ad Gentes” Capitulo IV, 23).

O missionário, ao entrar na vida de missão pelo impulso do Espírito Santo, tem como paradigma aquele que “a si mesmo se aniquilou tomando a forma de servo” (Fl 2,7), de forma que vem para servir e não para ser servido. Assim, o missionário não se envergonha da cruz e seguindo o Mestre, manso e humilde de coração, mostra a todos que o jugo é suave e seu fardo é leve. Com efeito, a mensagem do Evangelho chegou até nós pelo anúncio missionário, iniciada com a pregação dos apóstolos às primeiras comunidades cristãs, e continua na Igreja através dos séculos, de pais para filhos.

Ao anunciar Jesus, os missionários se dirigem particularmente aos pobres e os declaram bem-aventurados, pois são os preferidos do Reino de Deus. Preferência, sim, mas não exclusividade, pois o Reino de Deus é de todos, sem exclusão de qualquer pessoa. A orientação da Igreja é que os missionários devem procurar conviver com as culturas das terras de missão, sem eliminar, ignorar, nem abafar, nem silenciar essa realidade.

Veja-se a orientação da Igreja, especialmente para o Brasil: “Nossa realidade exige que a catequese leve em conta os valores oriundos da cultura e religiosidade indígena e afro-brasileira, sem ignorar ambiguidades próprias de cada cultura. (cf. 1Cor 1,21) Ela não pode eliminar, ignorar, nem abafar, nem silenciar essa realidade. É importante considerar a globalização e a unidade da cultura e religiosidade dos povos e etnias que se expressam na simbologia, mística, ritos, danças, ritmos, cores, linguagem, expressão corporal e teologia subjacente às suas práticas religiosas. Somente assim se pode fazer uma verdadeira inculturação do Evangelho e compreender melhor, mediante a convivência e o diálogo, as tradições religiosas de cada grupo como verdadeira busca do sagrado. Por isso, para uma catequese com esses povos, são necessários catequistas provindos dessas culturas. Para isso, haja cursos específicos e apropriados, em nível nacional e regional.” (cf. – Documento 84 da CNBB – Diretório Nacional de Catequese – paginas 171/172).

Que este mês missionário nos encontre com os corações abertos para que em tudo seja Deus glorificado.

Dom Orani João Tempesta

Fonte: http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MISSÕES NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES


Neste mês de outubro, a Igreja Católica se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos. A missão é necessária porque é uma forma de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus e pela adesão fiel e resoluta a Ele, no Messias Salvador. 

O mandato de Cristo é: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". (Mt 28, 19-20).

Você sabia que já começaram as Missões na nossa paróquia?  Elas iniciaram no dia 06/10 e terminam no dia 16/10, a partir das 19h. Esse ano, a pedido do nosso Arcebispo, a Paróquia Nossa Senhora das Dores bem como as outras paróquias, realiza as missões nas residências daqueles que precisam ser evangelizados. Cada comunidade ficou responsável por realizar o novenário das missões nas residências do território/localidade que a mesma pertence. Por isso, aqueles que se interessarem e puderem, devem procurar a comunidade mais próxima e obter maiores informações.

Causa, porém, tristeza ver como muitíssimas pessoas não têm pelo Senhor Jesus fervoroso entusiasmo, a tal ponto que não permite amá-lo e deixar o Espírito Santo agir. Essas pessoas devem permitir que os nossos paroquianos anunciem o Senhor Jesus pelo testemunho da própria vida oportunamente, sem medo, sem fanatismo, mas com a sinceridade da fé e do amor. Anunciá-lo pela palavra, quando oportuna, e pelo testemunho. Outubro é o mês em que a Igreja procura acender o zelo de seus filhos para o anúncio de Cristo em favor dos que O não conhecem e estimular o testemunho dEle para a sociedade em que vivemos.

Outubro: mês de Missões na Paróquia Nossa Senhora das Dores - De 06 a 16/10/2009.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MISSA + VIGÍLIA PAROQUIAL

No sábado passado (03/10) realizamos mais uma vez a nossa Missa + Vigília Paroquial, por volta das 21h, conforme foi divulgado aqui no blog (cartaz). A Capela São João Maria Vianney mais uma vez abriu as portas para que os católicos participassem da atividade que faz parte do calendário preparado especialmente para o Ano Sacerdotal. Após a missa, iniciou-se a Vigília até às 6 da manhã.

Veja os principais momentos da missa:

A Capela São João Maria Vianney preparada para o povo católico

São João Maria Vianney: padroeiro da capela e dos sacerdotes



Comentarista: Robson

Entrada da equipe de Liturgia





O nosso pároco Cícero Dione e os coroinhas

O povo louva e glorifica o Senhor Jesus

1ª  Leiturista: Lourdes

Salmista: Rodilson

2ª Leiturista: Jailda

Evangelho: Mc 10, 2-16




Ofertório


Oração Eucarística




Momento da Comunhão



Benção final





Muito obrigada a todos que compareceram e os que não foram, fiquem ligados: a próxima Missa-Vigília Paroquial será no 1° sábado de Novembro (07/11).

Até a próxima.

domingo, 4 de outubro de 2009

ENFIM, ALGUMAS FOTOS DO NOVENÁRIO


Atenção!‏ Atenção!‏

Durante todo esse tempo, logo após o Novenário em Honra a nossa padoreira Nossa Senhora das Dores, ficamos aguardando e dependendo da disponibilidade de algumas fotos, para que fossem postadas aqui no blog.

Peçamos-lhes desculpas a todos e comunicamos que, por diversos motivos e devido a demora, exibiremos, a seguir, algumas fotos, em respeito ao público paroquiano, aos visitantes e seguidores do blog.

ALGUMAS FOTOS:




Irmã Edna.

Dramatização feita pelos jovens da paróquia










Ministério de Música El Shadai (Capela Santa Luzia)




1ª Leiturista: Ana Cristina (Capela São Vicente)


2ª Leiturista: Marieli (Capela São Vicente)






Agradecemos a todos pela paciência e compreensão.